Saltar para o conteúdo principal

ISCSP é parceiro do projeto internacional “Humanity for Hope”

24 junho 2020

O ISCSP-ULisboa, através da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável da Universidade de Lisboa, faz parte do projeto Humanity for Hope que apoia entidades que trabalham na distribuição de alimentos e equipamentos de proteção individual no cenário de Pandemia da COVID-19.

Durante o período de confinamento, devido à pandemia Covid-19, foi lançado no Brasil, por Andrea Perez, a iniciativa "Aprender com empatia". Um projeto que rapidamente se estendeu para Portugal através de Junior Miranda, aluno da pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada do ISCSP-ULisboa, e a quem a Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável da Universidade de Lisboa juntou esforços.

O desafio passou por unir algumas das principais figuras mundiais nos temas da paz e do bem-estar mental, relacional, ambiental, comunitário e físico, com aqueles que atualmente lutam para ter as suas necessidades mais básicas satisfeitas. Atualmente a iniciativa tornou-se no Movimento Global intitulado Humanity for Hope (H4H)/Humanidade pela Esperança, que tem como missão “abrir os nossos corações à compaixão, à paz positiva e ao bem-estar de todos (as)”. Trata-se de um projeto suportado por uma plataforma na qual podem ser assistidas a cerca de 50 palestras pré-gravadas, com duração variável, ministradas por alguns dos mais influentes especialistas em diferentes tipos de bem-estar. Os interessados em assistir devem inscrever-se na plataforma e terão acesso aos vídeos até 30 de maio de 2021. O valor da inscrição funciona como uma doação para apoiar entidades que trabalham na distribuição de alimentos e equipamentos de proteção individual no cenário de Pandemia da COVID-19. O valor de participação na plataforma é reduzido, para permitir que qualquer pessoa com acesso à Internet possa aprender com os oradores.

Os palestrantes convidados são académicos da International Positive Psychology Association (IPPA), do Taos Institute e de outras organizações internacionais que oferecem, de forma voluntária, seu conhecimento s da oferta de conferencias originais digitais sobre os temas da sua especialidade. Contam já com oradores oriundos de mais de 20 países e as apresentações estão disponíveis em língua inglesa, portuguesa e espanhola, com algumas em francês e árabe. A plataforma tem ainda a ligação para diversas organizações em diferentes países que estão atualmente a intervir para ajudar aqueles que estão sem conseguir suprir as necessidades básicas.

A Professora do ISCSP-ULisboa, Helena Marujo, e também coordenadora Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, explica que esta plataforma  “oferece, simultaneamente, conhecimento científico e prático que ajudam a melhorar o bem-estar das pessoas no seu dia-a-dia, ao nível da saúde mental, resiliência, desenvolvimento da esperança e bem-estar coletivo” e ao mesmo tempo “ao aderir a esta plataforma estamos também a contribuir para aumentar o bem-estar das famílias, dando-lhes acesso a bens necessários”. Helena Marujo acrescenta ainda que é “garantida a transparência” no processo de doação de fundos sendo que cada pessoa que se inscreve escolhe qual a organização que quer ajudar.

O projeto conta atualmente com cerca de 60 voluntárias, entre os quais diversos alunos da pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar