ISCSP-ULisboa recebe o II Congresso Internacional do CIEG

22 julho 2019

O ISCSP-ULisboa recebe o II Congresso Internacional do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do Instituto, dedicado ao tema "Estudos de Género, Feministas e sobre as Mulheres: Reflexividade, Resistência e Ação", entre os dias 24 e 26 de julho de 2019.

A sessão de abertura do congresso conta com a presença e intervenção de Anália Torres, Coordenadora do CIEG, Alice Trindade, Vice-Presidente do ISCSP-ULisboa, Carlos Duarte, Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e Helena Pereira, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Sue Scott, Presidente da European Sociological Association (ESA) e Professora da Universidade de Newcastle e da Universidade de Helsínquia será keynote speaker na sessão de análise ao tema "Conceptualising Gender: History, Politics and Practice". O programa do dia é ainda composto por um debate sobre o tema "Direitos, política e resistências".

O programa do segundo dia inicia com sessões paralelas de apresentação de comunicações por parte dos participantes/investigadores. Seguem-se as sessões semi-plenárias de debate dos temas "Género, emoções e poder", "Narrativas e perspetivas históricas e contemporâneas", "Ativismo, academia e políticas públicas" e "Globalização, migrações e discriminações", com a presença de diversos investigadores nacionais e internacionais. Karla Bessa, é coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU (Brasil) e será keynote speaker da sessão plenária com o tema "O legado teórico-político dos Estudos de Gênero e as agendas feministas no Brasil atual". Pelas 18 horas, a Aula Magna Professor Adriano Moreira recebe a mesa redonda que irá analisar o tema "Masculinidades". O jantar do congresso realiza-se às 20 horas.

No terceiro dia de congresso, serão debatidos os temas "Violência Sexual e Violência de Género", "Identidades, diversidade sexual e sexualidades", "Artes, espaços e resistências", "Trabalho, família e parentalidades" e "20 anos de afirmação dos direitos LGBTQI+ em Portugal" nas sessões semi-plenárias. Marta Soler, Professora Catedrática de Sociologia e Diretora do CREA-Investigação da Universidade de Barcelona, será a keynote speaker da sessão plenária do último dia da iniciativa, promovendo o debate do tema "Revisiting consent. Communicative acts and gender violence". De seguida analisa-se "Desigualdades, etnia/raça e discriminação". A sessão de encerramento do congresso realiza-se às 19h30, na Aula Magna Professor Adriano Moreira.

Consulte o programa completo em: https://congressos.leading.pt/geral/consultarprograma.aspx?evento=71&tamanho=940&download=1&lingua=pt-PT.

O CIEG, criado em Fevereiro de 2012, é o primeiro centro de investigação científica completamente dedicado aos estudos de género em Portugal, foi recentemente classificado como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e é o único centro que se dedica especificamente aos estudos de género no nosso país.