Formar gestores de Comunicação

24 julho 2020

David Monteiro, coordenador executivo da pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital do ISCSP, apresentou a 7.ª edição do curso em entrevista à Marketeer.

A 7.ª edição da pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital do ISCSP-ULisboa foi completamente renovada para responder às necessidades dos alunos, tanto os que chegam recém-licenciados, como os que já têm mais conhecimento do mercado e da realidade digital atual. Esta edição conta com novos formadores, melhorias nos conteúdos dos módulos, pensados de acordo com o feedback que a coordenação tem tido por parte dos alunos e dos próprios formadores. Em entrevista à Marketeer, David Monteiro, coordenador executivo da pós-graduação, explica as novidades a caminho.

No próximo ano letivo, a pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital do ISCSP será renovada. Que novidades serão introduzidas no curso?
Para a 7.ª edição criámos um módulo introdutório sobre Comunicação Estratégica e os fundamentos de Digital Intelligence que suportam o apoio à decisão e ao planeamento. Orientámos o módulo de Ética e Direito focalizando-o na propriedade intelectual, privacidade e dados pessoais. Demos força ao módulo de Plataformas e Estratégia Editorial, dados os desafios permanentes em elaborar conteúdos diferenciadores, ajustados aos meios e formatos tão diversificados.
Além disso, retomámos a integração de workshops temáticos e desenhámos um novo módulo dedicado ao Inbound Marketing, a fim de apoiar a integração de todos os conteúdos abordados na pós-graduação e proporcionar uma visão holística e multidisciplinar da Estratégia Digital. O curso está organizado numa estrutura modular em que, na prática, a soma de todas as abordagens equivale ao desenho dos elementos que consideramos críticos na definição de um projeto de comunicação digital.

Porquê esta decisão, nesta altura?
Ao fim deste tempo, apesar do sucesso recorrente deste projeto ao nível da procura e taxa de concretização de 100%, não estaríamos a cumprir com rigor o papel da academia: atualizar-se e inovar para responder com maior qualidade ao mercado. Ironicamente, o curso acabou por ser reorganizado à entrada nesta situação pandémica. O que nos levou a refletir ainda mais sobre a validação dos assuntos que nos parecem críticos do ponto de vista da estratégia digital. Repare-se, entre todos os outros, a relevância de um módulo como Comunicação Interna e People Engagement com os desafios do teletrabalho, que não imaginámos ser-nos imposto desta forma.

Que novidades ao nível da escolha do corpo docente?
A preocupação foi sempre garantir uma forte presença de pessoas no corpo docente com currículo robusto e com know-how da realidade prática com provas dadas. São três reforços sobre os quais temos a melhor expectativa: o Miguel Moreira Rato, CEO do Grupo Adagietto, com um caminho extraordinário e uma visão aberta do mundo, além de um percurso sólido nas bases daquilo que é a Comunicação; o Eduardo André, head of Social Media do jornal “Observador”, que tem uma vasta experiência em formação executiva; e o Márcio Miranda, e-Commerce manager & Digital Analytics no Grupo Nabeiro, com um domínio e uma procura permanente de superação nestas áreas.

Em que medida é que este programa visa preparar os alunos para as novas tendências do sector e para a exigência e abrangência do Marketing Digital?
Acima de tudo, diria que esta pós-graduação distingue-se pelo foco: a Comunicação Estratégica em ambiente digital. É um produto pioneiro, com um posicionamento claro, de forma a demarcar-se do mercado saturado da oferta em Marketing Digital. Nós acreditamos que é necessário enfoque em vetores críticos do Marketing. A base do Marketing será sempre alicerçada em clássicos com atualizações, mas a complexidade do ambiente digital exige que os recém-licenciados ou os profissionais se especializem. Em última instância, cada módulo deste curso daria por si só uma pós-graduação independente, tal é a complexidade.

A quem se destina este curso?
Temos dois focos muito claros: oferecer valor a recém-licenciados nas áreas de Ciências da Comunicação e áreas de afinidade que procurem uma dimensão formativa mais aplicada e que os prepare para o mercado; e profissionais que ambicionam uma requalificação/reposicionamento, ou lidam com questões de gestão da Comunicação. Contudo, não limitamos a áreas de proveniência com background formativo específico. Acreditamos que a Comunicação é transversal à estratégia de uma organização e os processos de virtualização e digitalização não podem estar confinados em departamentos.

Leia a entrevista completa de David Monteiro à Marketeer em: https://marketeer.sapo.pt/iscsp-formar-gestores-de-comunicacao.

Artigo "Formar gestores de Comunicação" - Marketeer, julho de 2020 (PDF) (3.74 MB)

⇒ Conheça a pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital do ISCSP, aqui.