Equipa MarpeNetwork reúne em Lisboa para ultimar Projeto MARPEDiplo

27 julho 2021

Reunião da MARPENetwork em Lisboa, no ISCSP-ULisboa, para finalização do Projeto ERASMUS+ MARPE Diplo: Desenvolvimento de um currículo de ensino superior europeu em diplomacia pública, organizacional e da sociedade civil.

A equipa do MARPE está em Lisboa de 23 a 31 de julho de 2021 para ultimar o Projeto MARPEDiplo. Entre as atividades em desenvolvimento está a elaboração do Curriculum para formação sobre diplomacia pública, organizacional e da sociedade civil, numa perspetiva comunicacional.

A Rede MARPE (Université de Lorraine, líder do projeto; Universidade de Lisboa - ISCSP; Coordenação Científica; Artevelde University College, coordenação ISP; Universidade Cardenal Herrera CEU, Comunicação e Divulgação; Universidade de Bucareste, Controlo de Qualidade e Avaliação) desenvolveu um projeto de 3 anos sobre diplomacia pública, organizacional e da sociedade civil, financiado pelo Erasmus+ (setembro de 2018 - agosto de 2021), incluindo várias atividades de pesquisa e educação, bem como workshops com profissionais.

O plano inicial foi fortemente afetado pela situação pandémica, tendo sido adaptado a uma realidade em que a co-criação deixou de ser presencial. Tal não afetou a reflexão nem o contributo científico do Projeto. Entre os outputs intelectuais assinala-se a edição do livro Diplomacy, Organisations & Citizens: A European Communication Perspective publicado pela Springer e em pré-ordem em https://www.springer.com/gp/book/9783030818760; a produção de vídeos conceptuais disponíveis (e a disponibilizar) nos owned media da rede; uma revisão de literatura com cerca de 700 entradas (plataforma notion) e o currículo cujo rationale é apresentado no capítulo 17 do livro.

Em Lisboa, para a reunião final, estiveram presentes Hélène Boulanger (Université de Lorraine), Anne-Marie Cotton (Artevelde University College) e Anca Anton (University of Bucarest).

Este projeto foi apoiado pela presidência do ISCSP-ULisboa, na pessoa do Presidente do Instituto, Ricardo Ramos Pinto, e da vice-Presidente Alice Donat Trindade, coordenado pela Professora Sónia Sebastião como coordenadora da Unidade de Coordenação Pedagógica e Científica de Ciências da Comunicação, no ISCSP-ULisboa, em estreita colaboração com as Unidades de Coordenação de Relações Internacionais, Ciência Política e Estudos Estratégicos, tendo como pessoa de contacto internacional a Professora do ISCSP-ULisboa Susana de Carvalho Spínola.

O Projeto Marpe Diplo envolve os mestrados do ISCSP-ULisboa em Ciências da Comunicação, Relações Internacionais e Estratégia.

⇒ Leia também:

- Estudantes do ISCSP participam no MARPE Diplo ISP 2019;

- ISCSP-ULisboa recebe alunos da 1.ª edição do Programa de Estudos Intensivo MARPE ISP;

- MARPE Diplo Conference: Fostering European Citizenship through Public, Organisational and Civic Diplomacy.