RiFReM – Rede de Investigação em Fronteiras e Migrações

A Rede de Investigação em Fronteiras e Migrações (RiFReM) foi criada em 2019 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) com a missão de incrementar a investigação no domínio das fronteiras internacionais e as migrações, questões incontornáveis nas agendas políticas globais, cruzando-o com variáveis que são, no caso das migrações forçadas, inevitáveis, tal é o caso dos direitos humanos e o humanitarismo, mas também, questões como a segurança humana e a crescente securitização, ou ainda o modo como os nacionalismos recuperam espaço e importância.

Linhas de Investigação

• Linha 1. Estado, Fronteiras e Segurança Humana
    Regimes de fronteira; Muros na Europa e no Mundo; Políticas públicas; Segurança Humana; Segurança, vigilância e controlo; Trânsitos e Direitos Humanos; Nacionalismos;
  • Linha 2. Trânsitos, (i)mobilidades e humanitarismo;
    Regimes migratórios globais; mobilidade e imobilidade; inclusão e exclusão: políticas, espaços e quotidiano. Identidade e cidadania. Transnacionalismo.
  • Linha 3. Teoria e Metodologia no estudo das fronteiras e da mobilidade.

Maria de Fátima Amante

Professor(a) Associado(a)