A Rede de Investigação em Fronteiras e Migrações (RiFReM) foi criada em 2019 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) com a missão de incrementar a investigação no domínio das fronteiras internacionais e as migrações, questões incontornáveis nas agendas políticas globais, cruzando-o com variáveis que são, no caso das migrações forçadas, inevitáveis, tal é o caso dos direitos humanos e o humanitarismo, mas também, questões como a segurança humana e a crescente securitização, ou ainda o modo como os nacionalismos recuperam espaço e importância.
Linhas de Investigação
- Linha 1. Estado, Fronteiras e Segurança Humana
Regimes de fronteira; Muros na Europa e no Mundo; Políticas públicas; Segurança Humana; Segurança, vigilância e controlo; Trânsitos e Direitos Humanos; Nacionalismos; - Linha 2. Trânsitos, (i)mobilidades e humanitarismo;
Regimes migratórios globais; mobilidade e imobilidade; inclusão e exclusão: políticas, espaços e quotidiano. Identidade e cidadania. Transnacionalismo. - Linha 3. Teoria e Metodologia no estudo das fronteiras e da mobilidade.
Coordenação
Maria de Fátima Amante
Professora Associada
Com Agregação