OsteoLab - Laboratório de Osteologia Humana

A investigação que o OsteoLab - Laboratório de Osteologia Humana do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa) pretende desenvolver inscreve-se, essencialmente, nas atuais tendências de investigação em Antropologia Biológica e, mais em concreto, no campo científico denominado por Osteologia Humana (área também denominada por Antropologia das Populações do Passado, Bioarqueologia ou Osteoarqueologia Humana). A Osteologia Humana coloca no centro das suas preocupações o estudo de bioindicadores que nos revelem as vivências das pessoas que nos precederam. O fascínio pelo passado leva os antropólogos a estudar os próprios representantes de populações pretéritas na procura de pistas sobre os seus modos de vida. A dicotomia saúde/doença e também a pesquisa de indicadores que nos revelem consequências de desigualdades sociais e de adaptação ao ambiente, são alguns dos temas recorrentes quando se analisam esqueletos humanos.

A criação do laboratório, integrado na estrutura organizativa do ISCSP, Universidade de Lisboa, justifica-se ainda pela possibilidade de transferir conhecimento da Universidade para a sociedade civil através do estudo e respetiva produção de relatórios científicos sobre restos humanos de contextos arqueológicos e também pelo apoio aos recém-licenciados e mestres a ingressar no mercado de trabalho.

Do ponto de vista científico, constituem interesses específicos de investigação deste Laboratório (1) o estudo de indicadores de crescimento e de stresse fisiológico reveladores sobre modos de vida do passado, (2) o estudo de sinais reveladores da dicotomia saúde/doença, (3) a adoção de uma perspetiva comparativa que permita revelar disparidades na vivência de diferentes grupos humanos que viveram em diferentes locais e períodos históricos em Portugal, e (4) o teste e desenvolvimento de metodologias com vista à determinação do perfil biológico.

A existência do OsteoLab foi formalizada em julho de 2018, por despacho da Presidência do ISCSP.

Susana Garcia

Professor(a) Auxiliar