Saltar para o conteúdo principal

ISCSP-IEPG – A escolha clara, útil, diferenciadora e de qualidade

5 junho 2019

Investir numa pós-graduação é uma das melhores formas de preparação para o início de uma vida profissional ou de aprofundar conhecimentos para progredir na carreira. No ISCSP-IEPG são várias as ofertas, mas todas têm um fim comum: fomentar melhores práticas.

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) oferece, através do seu Instituto de Estudos Pós-Graduados (ISCSP-IEPG), cursos de pós-graduação destinados a públicos que pretendam melhorar o seu desempenho profissional, obter reconhecimento das competências adquiridas e colocar-se um desafio de progressão pessoal.

De acordo com Alice Trindade, diretora do Instituto de Estudos Pós-Graduados do ISCSP-ULisboa, este é «um desafio positivo que traz o participante de volta à Universidade, organiza o seu regresso a uma comunidade com interesses semelhantes: esta experiência é vivida com os docentes e com os colegas e é duplamente compensadora, tanto a nível educativo como a nível pessoal». O início de uma atividade profissional, por um lado, e a manutenção de cargos ao longo de anos, pode originar incertezas ou habituação acomodada em relação à sua própria carreira. Sair temporariamente da zona de conforto e experimentar novos reptos consolida, valida e inova trajetos.

Para Alice Trindade, «construir ou melhorar carreiras em áreas onde o IEPG atua é uma escolha clara na área das Ciências Sociais e Políticas: a matriz científica e educativa do Instituto facilita o acesso aos melhores programas». Na área da Administração e Políticas Públicas disponibiliza as Pós-graduações em Administração e Gestão de Saúde, Administração e Gestão Financeira Pública, Contabilidade e Gestão Pública, Contratação Pública e a Igualdade de Género; nas áreas de Comunicação e Estudos Estratégicos oferece Comunicação e Marketing Político, Governance and Strategic Intelligence, Corporate Diplomacy, Informações e Segurança e Comunicação Estratégica Digital, bem como Crise e Ação Humanitária; nos Estudos Sociais tem a Gerontologia, Criminologia, Proteção de Crianças em Perigo e Intervenção Local, Família e Ciclo de Vida: Intervenção e Promoção e Serviço Social em Saúde, Intervenção e Inovação; na área de Sociedade e Cultura formações como Antropologia Biológica e Forense, China Contemporânea; as formações em áreas de Comportamento Organizacional, Gestão de Recursos Humanos, Empreendedorismo e Inovação, Gestão e Desenvolvimento de Organizações de Economia Social. Finalmente, «e com o prestígio da associação à Cátedra UNESCO/ISCSP/Universidade de Lisboa em Educação para a Paz Global Sustentável, a pós-graduação em Educação para a Paz Sustentável», acrescenta.

Em cada área existirá escolha para as diferentes situações profissionais dos participantes: reparação de carreira, diferenciação na mesma ou adequação a mudanças previsíveis ou em curso. «O ciclo de aprendizagem do ser humano nunca está encerrado: a aprendizagem ao longo da vida é uma constante e a variável que permite os ajustes e melhorias que providenciam melhor performance, mas também maior satisfação e realização de objetivos pessoais», refere Alice Trindade.

A diretora acrescenta que o investimento a realizar na pós-graduação tem que ser avaliado em termos de custo-benefício: a experiência dos participantes nas diferentes edições dos cursos ajuda nessa tomada de decisão. «Os estudantes procuram-nos porque oferecemos: a vantagem de toda a formação obtida em pós-graduações conceder ECTS (permite prossecução de estudos para Mestrados do ISCSP-ULisboa); formação certificada por entidades profissionais (caso da pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde, certificada pela Ordem dos Médicos); formação associada a uma Cátedra UNESCO (Educação para a Paz Sustentável); formação inovadora que atualiza, no âmbito da Comunicação aspetos tão relevantes como a área do digital (Comunicação Estratégica Digital) ou as novas fronteiras da área de atuação política (Comunicação e Marketing Político); atualização de conhecimentos em áreas com mudanças relevantes na sua ordenação, como Contratação Pública; manutenção de trabalho relevante e inovador na área de acolhimento a migrantes e crise humanitária, na 5.ª edição da pós-graduação em Crise e Ação Humanitária».

Além disso, «em termos de mercado e considerando a qualidade do ensino e as facilidades concedidas aos estudantes, a relação é claramente favorável à pertinência do investimento», refere Alice Trindade, acrescentando que 75% dos participantes de 2018-2019 são profissionais que escolhem o IEPG, no Campus da Ajuda, como alavanca
educacional para a sua progressão na carreira». Para Alice Trindade, «a experiência e reputação do ISCSP e da Universidade de Lisboa como entidades de ensino superior de prestígio dão chancela de qualidade. As condições da oferta educativa validam essa condição de partida. O corpo docente equilibra o saber de natureza mais académica dos docentes internos, com a valia profissional da prática do terreno dos especialistas externos que lecionam nos cursos; os grupos de estudantes de cada curso constituem-se como redes de pares que cada participante passa a integrar; a excelência das instalações possibilita a um público que não tem tempo a perder, o conforto de um lugar de garagem assegurado ao fim do dia, quando vai para as aulas; o acompanhamento pelos profissionais de um Gabinete dedicado permite a rápida resolução de qualquer questão que surja nas diferentes fases do curso; o decorrer das aulas em salas especialmente equipadas e consagradas a públicos de estudos pós-graduados garante um ambiente físico de aprendizagem que corresponde à excelência do ensino».

O final do curso pode ainda trazer mais-valias a nível financeiro: os participantes de todas as pós-graduações poderão, desde que cumpram as condições, concorrer a um Prémio de Mérito ISCSP/CGD que financia prossecução de estudos para Mestrados do ISCSP; ser agraciados com o Prémio de Mérito da pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital (financiado pela Parceira Lift World); ou receber um dos três Prémios de Mérito Fundação Servier, concedidos aos melhores alunos de Administração e Gestão de Saúde. De todo o modo, o conjunto de Alumni IEPG valoriza especialmente a oportunidade de progredir na sua área através da aquisição de conhecimento novo ou fundamentação teórica da prática profissional, do debate com pares das questões com que se deparam nos seus locais de trabalho, da riqueza de um regresso à Universidade.

Conheça os 24 cursos de pós-graduação do ISCSP, AQUI.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar