Saltar para o conteúdo principal

Alumna Rosário Farmhouse

Licenciada em Antropologia pelo ISCSP-ULisboa

Entrei para o ISCSP, para o Curso de Antropologia, em outubro de 1988 (na segunda fase). Foi no Palácio de Burnay que dei os meus primeiros passos Iscspianos!

Apesar da experiência avassaladora, dado que entrar na segunda fase, à data, significava que já tinha havido um período de adaptação e conhecimento quer do espaço, quer dos/das colegas, quer dos/das Professores/as, foi muito fácil e rápida a minha integração, com o apoio de algumas colegas que se tornaram amigas para a vida.

De todos os professores com quem tive o privilégio de aprender, não posso deixar de referir o Professor João Pereira Neto, responsável pela minha paixão pela Antropologia. Foi através dele que decidi tirar a Licenciatura em Antropologia e não em Comunicação Social como era a minha intenção inicial.

Muitos outros Professores foram também importantes no meu crescimento académico, o Professor Óscar Soares Barata, o Professor Fausto Amaro, o Professor Diogo Moreira, e não posso deixar de referir a Professora Celeste Quintino que me acompanhou e incentivou no meu último ano de curso, tão exigente para mim, enquanto trabalhadora-estudante e tendo iniciado a minha vida familiar.

A minha vida Iscspiana, foi muito Feliz. O que aprendi com os diversos professores tem-me acompanhado para a vida.

No ISCSP e na Antropologia aprendi a ser curiosa, a querer saber mais e porquê! Aprendi a não julgar sem conhecer! A perceber a influência da cultura e do ambiente na vida dos povos e das pessoas. Aprendi a praticar o respeito pelas diferentes formas de ser, estar e comunicar. Aprendi a não generalizar! Mas aprendi também que as culturas não são estáticas, são dinâmicas. Podem e devem evoluir, sempre no sentido do respeito pelos direitos humanos.

Os valores que aprendi no ISCSP, que dávamos como adquiridos quase mundialmente, estão em risco de se perderem ou de se transformarem.

Espero que nesta fase de grandes mudanças mundiais, voltemos a colocar os direitos humanos no centro e a conseguir aprender a viver juntos, no respeito e em liberdade.

Isso é ISCSP!

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar